As Igrejas Devem Prestar Conta Aos Membros?

A Igreja evangélica está crescendo, isso ninguém pode negar, mas ao mesmo tempo em que cresce, a qualidade está diminuindo e algumas coisas indesejáveis também.

Após alguns boatos de uma nova lei que para que a igreja seja isenta de impostos, ela tenha que prestar contas aos membros e ao governo, resolvi escrever este texto.

Uma das fontes de inspiração para esse texto é o versículo: “...um homem que tendo que viajar, reuniu os seus servos e lhes confiou seus bens [...] muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas” Mt. 25:14 e 19.

Mas o que me chamou a atenção foi que quando estava no MSN, uma pessoa me chamou e me perguntou se eu era á favor das igrejas evangélicas mostrarem os seus gastos e o que estão fazendo com o dinheiro arrecadado, como se fosse uma prestação de contas para os membros.
Essa pergunta me deixou intrigado pela noite toda, fiquei pensando e repensando, falei com meu pai que é pastor também e ele concordou comigo.

Primeiro quero dizer, que mesmo que quando nós damos a oferta na igreja, estamos dando para Deus, esse dinheiro relativamente não vai para ele (Afinal Deus não Precisa de Dinheiro).

Atualmente muitos pastores têm achado que tem o “poder” nas mãos, por que tudo o que eles pedem os membros vão e “obedecem” seus conselhos. Já vi muitos pastores falando que a igreja estava passando por um momento financeiro difícil, e que era necessário que X membros dessem X de oferta para que as portas da igreja não fechassem, mas na verdade não era nada disso e sim projeções dele para algo da igreja ou até mesmo pessoal.

O que mais me impressiono e indigno, são pastores que utilizam os membros para “sobreviver”, quando precisam de certo valor, e a igreja não dispõe desse valor, vai lá à frente, pega o microfone de Deus, e falando no nome dele diz que foi Deus que mandou as pessoas dar X de oferta. (E acreditem, tem muito isso).

Eu acho que esses pastores não têm medo nem sabem o que estão fazendo, pois estão usando a obra de Deus á seu favor, e não tenho medo nenhum em escrever isso aqui, para mim pastor que faz isso é ladrão.

O pior é pastores que tem um rebanho de membros humildes, e que ele se acha superior o bastante, e pior, quer ter uma vida diferente do que seus membros e até mesmo ás custas deles.
Sempre aleguei, acho correto todas as igrejas sejam evangélicas ou não, chegarem e prestarem contas á todos seus membros,. Afinal é por eles que a igreja está aberta.

Sou totalmente á favor dessa lei que deve ser aprovada, para que nós possamos ter uma noção do que está acontecendo nas igrejas, até para evitarmos injustiças, onde uma faxineira da igreja ganha 500,00 e o pastor ganha 20 X mais, e o engraçado é que para muitos o Pastor tem que receber salário pois trabalha para a igreja, e uma faxineira, ou qualquer outra pessoa que presta serviços para igreja, está fazendo para Deus e é Deus que vai pagar, muitas vezes essas pessoas não recebem nada por esses trabalhos, que são os mais difíceis dentro da igreja, e o pastor recebe (não estou dizendo que pastor não deve receber salário, mas o salário de todos os empregados da igreja devem ser compatíveis, afinal o Pastor não é “patrão” e sim “empregado”).

Enfim, voltando, acho também necessário que tome essas medidas a fim de mostrar também ao público que não são todas as igrejas que “roubam”. Na verdade a transparência devia ser uma coisa espontânea.

Sei que esse assunto é polemico até demais, e já preparei minha caixa de emails para receber centenas de emails me elogiando pelo texto, e mais outras centenas me criticando falando que fui expressivo demais aqui, mas é a vida, nem Jesus agradou á todos.

Aqui no BLOG, disponibilizei uma enquete para vocês expressarem suas opiniões referentes á esse tema.

E para você, é correto as igrejas prestarem conta aos seus membros?


“...um homem que tendo que viajar, reuniu os seus servos e lhes confiou seus bens [...] muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas” Mt. 25:14 e 19.
Autor: Daniel de Carvalho
Twitter: @danielmsv
Share on Google Plus

About Portal da Familia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

7 comentários:

  1. Meu pastor presta... fiquei sabendo o valor total de qts $$ minha igreja arrecada por mês.. FIQUEI DE BOCA ABERTAAAaaa...haja $$$$

    ResponderExcluir
  2. É muito simples, se não prestarem ao membros da suposta "Comunidade" que eles dizem presidir, prestarão um dia ao Mestre, e depois de reprovados prestarão também ao Diabo. Mas o problema é bem maior, a maioria das Igrejas tem donos e aí o Dono presta se quiser. Também na maioria não prestão porque eles ganham muito vezes mais que a media dos salarios dos membros de sua "Comunidade".

    ResponderExcluir
  3. Também tenho visto isso por todas as igrejas que já passei. Todos os pastores cobram dos membros mas não prestam contas a igreja alegando que já prestam a Receita Federal e depois que perdem bons dizimistas se pergutam: " Deus... o que está acontecendo?" Como disse o multimilionário Eik Batista: "Competência, transparência, ética e eficiência derrubam qualquer muralha."

    ResponderExcluir
  4. Sou evangélica de uma igreja de Goiânia, não consigo acesso nem ao estatuto da igreja, quem dirá das contas. Um absurdo e uma vergonha, já passou da hora de ter um órgão para fiscalizar e auditar as igrejas, principalmente as sedes, lugar em que corre milhões e milhões de reais. A igreja deveria ser exemplo em tudo, incluindo a questão da transparência com os membros, era o mínimo que deveriam fazer. Deus tá bem longe dessas atitudes e tenho certeza de sua reprovação quanto a isso.

    ResponderExcluir
  5. Sou evangélica de uma igreja de Goiânia, não consigo acesso nem ao estatuto da igreja, quem dirá das contas. Um absurdo e uma vergonha, já passou da hora de ter um órgão para fiscalizar e auditar as igrejas, principalmente as sedes, lugar em que corre milhões e milhões de reais. A igreja deveria ser exemplo em tudo, incluindo a questão da transparência com os membros, era o mínimo que deveriam fazer. Deus tá bem longe dessas atitudes e tenho certeza de sua reprovação quanto a isso.

    ResponderExcluir
  6. Sou evangélica de uma igreja de Goiânia, não consigo acesso nem ao estatuto da igreja, quem dirá das contas. Um absurdo e uma vergonha, já passou da hora de ter um órgão para fiscalizar e auditar as igrejas, principalmente as sedes, lugar em que corre milhões e milhões de reais. A igreja deveria ser exemplo em tudo, incluindo a questão da transparência com os membros, era o mínimo que deveriam fazer. Deus tá bem longe dessas atitudes e tenho certeza de sua reprovação quanto a isso.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou membro de uma Igreja a muito tempo,quando me converti,foi antes de existir meios de comunicações e via internet mais competente para que uma igreja junto com os pastores e secretários e tesoureiros pudessem prestar conta de tudo que entra e que são gastos em um templo evangélico,mais de uns anos para frente não tiveram mais essa transparência para com os seus membros que fielmente contribuem para o desenvolvimento do trabalho do Senhor,então parei de dizimar por motivo de não prestação de conta da igreja,baseado em Mat. 25:14,19

    ResponderExcluir

:)