Diferença das Composições Antigas das Atuais

Há Alguns dias estive percebendo e analisando a mudança no tipo de composição das músicas evangélicas atuais, principalmente no meio pentecostal.
Fiquei certamente surpreso com a mudança nas composições, não podemos esconder que as composições mais antigas retratam bens espírituais, salvação, propagação do evangelho, Jesus Cristo, volta do Senhor e adoração á Deus.
As composições atuais estão centradas em Bençãos, agir de Deus, Vitória, Volta por Cima, Derrota dos inimigos, prosperidade.

Para essa matéria escolhi 2 músicas que fizeram muito sucesso em 1978 na Voz de Shirley Carvalhaes e 1 Música que fez imenso sucesso na Voz de Damares em 2008.

A Música de Damares, denominada Sabor de Mel do Disco Apocalipse fez um enorme Siucesso, tocada em rádios de todo o país e virando o RIT principal da cantora.
A Música de Shirley Carvalhaes é a Música Acima das Estrelas, do 1º Álbum da cantora em 1978 chamado Acima das Estrelas.
Primeiramente, vamos analizar a 1ª parte da música Sabor de Mel

O agir de Deus é lindo
Na vida de quem é fiel
No começo tem provas amargas
Mas no fim tem o sabor do mel
Eu nunca vi um escolhido sem resposta
Porque em tudo Deus lhe mostra uma solução
Até nas cinzas ele clama e Deus atende
Lhe protege
Lhe defende
com as suas fortes mãos
Você é um escolhido
E a tua história não acaba aqui
Você pode estar chorando agora
Mas amanhã você irá sorrir.

Vemos que a música começa falando que Deus age na vida do fiel, E que no inicio temos lutas e provas, e que no fim, temos a vitória!. Continuando a música, a letra fala que não há escolhidos que não obtém resposta de Deus, Por que Deus tem a solução para todos os nossos problemas. Depois fala que somos escolhidos e que nossa caminhada com Deus não se acabará, e que podemos estar angustiados e vivendo em luta hoje, mas futuramente estaremos sorrindo e alegres!

Agora, a 1ª parte da Música de Shirley Carvalhaes.

Curou-me, curou-me, curou-me, a minha cegueira
Um homem, que mora, que mora, acima das estrelas

Ele mora, acima das estrelas, Ele é
Jesus o Rei da Glória

A diferença é grande se percebermos. As músicas mais antigas retratam a Glória de jesus, a Música começa falando que um homem nos curou da Cegueira e que esse Homem é Jesus Cristo e que ele mora acima das estrelas!

Vamos para a 2ª parte da Música Sabor de Mel

Deus vai te levantar das cinzas e do pó
Deus vai cumprir tudo que tem te prometido
Você vai ver a mão de Deus te exaltar
Quem te vê há de falar
Ele é mesmo escolhido.

Vão dizer que você nasceu pra vencer
Que já sabiam porque você
Tinha mesmo cara de vencedor
E que se Deus quer agir ninguém pode impedir
Então você verá cumprir cada palavra
Que o Senhor falou,

Quem te viu passar na prova
E não te ajudou
Quando ver você na benção
Vão se arrepender
Vai estar entre a platéia
E você no palco
Vai olhar e ver
Jesus brilhando em você
Quem sabe no teu pensamento
Você vai dizer
Meu Deus como vale a pena
A gente ser fiel
Na verdade a minha prova
Tinha um gosto amargo
Mas minha vitória hoje
Tem sabor de mel.

Tem sabor de mel
Tem sabor de mel
A minha vitória hoje
Tem sabor de mel.

Totalmente diferente da composição de Acima das Estrelas, a Musica Sabor de Mel, como a maioria das músicas atuais, mostram a vitória do Cristão, a glória para o Cristão, muito pouco se ouve que Jesus pode salvar, que temos que se arrepender, que se pecarmos nao entraremos no Céu!

2ª PArte da Música Acima das Estrelas:


Salvou-me, salvou-me, salvou-me, com muito amor
Um homem, que mora, que mora
Acima das estrelas


Ele mora, acima das estrelas, Ele é
Jesus o Rei da Glória

Olhem a difrença, enquanto a musica atual fala que só teremos vitória, que nossa vitória tem sabor de mel, a amusica antiga fala que Jeus nos salvou, que Coisa linda né?

Como seria bom se os cantores e os compositores olhassem para trás e começassem á seguir um pouco as composições antigas, e começassem a voltar á gravar músicas que venham engrandecer ao nome de Jesus, não que venha engrandecer nossa vitória! "Renova os Nossos Dias Como Antes Senhor". Faça com que nós venhamos voltar so 1º Amor!
Esclarecimento: Não estou falando que a música é sem unção, ou que é feia! Nada Disso, somente estou fazendo uma comparação entre os sucessos atuais e os sucessos antigos!

Daniel de Carvalho
Share on Google Plus

About Portal da Familia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

:)